A ADIBER, no âmbito do seu departamento de Agro-Pecuária, dinamiza um conjunto de iniciativas tendentes a incentivar os pequenos agricultores a manterem a actividade e a demonstrar o potencial associado a este sector, tais como, o aconselhamento técnico; a realização de visitas a Feiras e a realização de ações de promoção e divulgação das produções.

Considerando as novas oportunidades integradas no PDR2020, a ADIBER está empenhada em prestar todas as informações para que os agricultores se possam qualificar e promover a melhoria da competitividade das suas explorações.

Inserida num território em que o setor primário ainda assume relevância na economia familiar, a ADIBER mantém como prioridade, a prestação de apoio técnico aos agricultores do Concelho de Góis, constituindo-se como um elemento facilitador para que estes possam beneficiar das ajudas disponibilizadas ao setor agrícola e pecuário, numa ótica de valorização das produções locais e de aumento dos seus rendimentos. A ADIBER enquanto Sala de Atendimento, acreditada pelo IFAP, presta serviços em diversos âmbitos:

  • Identificação do Beneficiário (IB) – registo da identificação dos agricultores e beneficiários de ajudas, junto do IFAP.
  • Sala de Parcelário – identificação, caracterização e actualização das parcelas agrícolas e florestais (IE); marcação de polígonos de investimento dentro da Exploração.
  • Sistema Nacional de Identificação e Registo Animal (SNIRA) – emissão das guias de circulação de pequenos ruminantes (cabras e ovelhas), bovinos e suínos, bem como das declarações de existência para ovinos e caprinos, suínos e colmeias, entre outros.
  • Pedido Único de Ajuda (PU) – elaboração de candidaturas ao IFAP, de acordo com o tipo de exploração agrícola e os sistemas de agricultura praticados, sendo as ajudas mais representativas: RPB – Regime de Pagamento Base; pequena agricultura; manutenção da atividade agrícola em zona de montanha e/ou desfavorecida; medidas agro-ambientais (proteção integrada, agricultura biológica, rede natura 2000).

O período de entrega do Pedido Único (PU) 2017 que consiste no pedido de pagamento direto das ajudas que integram os regimes sujeitos ao Sistema Integrado de Gestão e de Controlo (SIGC), previsto na regulamentação comunitária já está a decorrer e termina em 15 de Maio de 2017.

A ADIBER em parceria com a CNA – Confederação Nacional da Agricultura está a desenvolver ao longo de 2017, um plano de acções de qualificação dos agricultores, apoiada no âmbito da Operação 2.1.4 – Ações de Informação, com a designação “Informar para Desenvolver”.

No dia 23 de Março decorreu a primeira destas ações de informação, que versou a temática sobre rotulagem do mel e legislação aplicável.

Brevemente irão decorrer as restantes ações que integram esta candidatura, nomeadamente no âmbito dos temas seguintes e de acordo com a calendarização prevista:

O Projeto Raízes consubstancia-se na dinamização de um Posto de Produção e Venda de Produtos Hortícolas, sito na Quinta da Ribeira, em Góis.

Este Projecto teve a sua génese no âmbito do Projeto CLDS – Consolidar Laços, Disseminar Solidariedade, numa parceria entre a ADIBER e o Município de Góis, cujo principal objectivo é promover e valorizar as produções locais de qualidade e demonstrar a viabilidade da actividade agrícola nos territórios rurais, como sector económico rentável e gerador de oportunidades de emprego, sendo um projecto de integração sócio-profissional da população em situação de vulnerabilidade face ao mercado de trabalho.

A Quinta da Ribeira, com uma área de 5 ha, está dotada de instalações que possibilitam a produção, a preparação, escoamento e venda dos produtos agrícolas aí produzidos, bem como de uma sala multiusos para a formação e qualificação da população desempregada e dos jovens, incentivando a dinamização da prática agrícola, como actividade de e com futuro.

As produções que se obtêm desta estrutura, têm sido escoadas para a Entidades parceiras locais, nomeadamente as IPSS, estando igualmente disponíveis para o público em geral.

A divulgação dos produtos disponíveis para aquisição são semanalmente publicitados na página do projeto, no facebook: facebook.com/projetoraizesadiber e poderá efetuar as suas encomendas através dos contactos disponíveis.

Contactos

Elvira Costa

235 772 538
912 173 205
912 059 193

adiber_agropecuaria@hotmail.com