A Loja Social que se localiza na sede da ADIBER, surge como uma estratégia de desenvolvimento social integrado, com o intuito de promover um apoio direcionado à população mais vulnerável, atenuando as necessidades e carências imediatas de indivíduos e/ou agregados familiares. Esta resposta social tem possibilitado o acesso a bens de primeira necessidade por parte das famílias que comprovadamente apresentem carências socioeconómicas.

Este espaço dispõe de bens, novos ou usados, doados por particulares ou empresas, que se encontram em boas condições de higiene e/ou utilização, que possam ser úteis para outras pessoas, nomeadamente: vestuário, roupa de cama, adereços, acessórios, calçado, brinquedos, material didático e outros bens considerados relevantes para a qualidade de vida da comunidade.

A atribuição gratuita dos mesmos permite assegurar a satisfação das necessidades das famílias, estimulando a sua autoestima. No decorrer do ano de 2018, 28 agregados familiares beneficiaram do apoio da Loja Social, permitindo auxiliar um total de 76 pessoas.

Este projeto sustenta-se em pilares como a solidariedade, a sustentabilidade e a cidadania, sendo fundamental consciencializar a comunidade para o combate ao desperdício, para o reaproveitamento, a reutilização de bens e para a importância do voluntariado.