Inserida num território em que o setor primário ainda assume relevância na economia familiar, a ADIBER mantém como prioridade, a prestação de apoio técnico aos agricultores do Concelho de Góis, constituindo-se como um elemento facilitador para que estes possam beneficiar das ajudas disponibilizadas ao setor agrícola e pecuário, numa ótica de valorização das produções locais e de aumento dos seus rendimentos. A ADIBER enquanto Sala de Atendimento, acreditada pelo IFAP, presta serviços em diversos âmbitos:
- Identificação do Beneficiário (IB) – registo da identificação dos agricultores e beneficiários de ajudas, junto do IFAP.
- Sala de Parcelário – identificação, caracterização e actualização das parcelas agrícolas e florestais (IE); marcação de polígonos de investimento dentro da Exploração.
- Sistema Nacional de Identificação e Registo Animal (SNIRA) – emissão das guias de circulação de pequenos ruminantes (cabras e ovelhas), bovinos e suínos, bem como das declarações de existência para ovinos e caprinos, suínos e colmeias, entre outros.
- Pedido Único de Ajuda (PU) – elaboração de candidaturas ao IFAP, de acordo com o tipo de exploração agrícola e os sistemas de agricultura praticados, sendo as ajudas mais representativas: RPB – Regime de Pagamento Base; pequena agricultura; manutenção da atividade agrícola em zona de montanha e/ou desfavorecida; medidas agro-ambientais (proteção integrada, agricultura biológica, rede natura 2000).
O período de entrega do Pedido Único (PU), que consiste no pedido de pagamento direto das ajudas que integram os regimes sujeitos ao Sistema Integrado de Gestão e de Controlo (SIGC), previsto na regulamentação comunitária decorre todos os anos, de acordo com a calendarização publicada no site do IFAP (www.ifap.pt).
A ADIBER em parceria com a CNA – Confederação Nacional da Agricultura está a desenvolver ao longo de 2017, um plano de acções de qualificação dos agricultores, apoiada no âmbito da Operação 2.1.4 – Ações de Informação, com a designação “Informar para Desenvolver”.
No dia 23 de Março decorreu a primeira destas ações de informação, que versou a temática sobre rotulagem do mel e legislação aplicável.
Brevemente irão decorrer as restantes ações que integram esta candidatura, nomeadamente no âmbito dos temas seguintes e de acordo com a calendarização prevista:
O Projeto Raízes consubstancia-se na dinamização de um Posto de Produção e Venda de Produtos Hortícolas, sito na Quinta da Ribeira, em Góis.
Este Projecto teve a sua génese no âmbito do Projeto CLDS – Consolidar Laços, Disseminar Solidariedade, numa parceria entre a ADIBER e o Município de Góis, cujo principal objectivo é promover e valorizar as produções locais de qualidade e demonstrar a viabilidade da actividade agrícola nos territórios rurais, como sector económico rentável e gerador de oportunidades de emprego, sendo um projecto de integração sócio-profissional da população em situação de vulnerabilidade face ao mercado de trabalho.
A Quinta da Ribeira, com uma área de 5 ha, está dotada de instalações que possibilitam a produção, a preparação, escoamento e venda dos produtos agrícolas aí produzidos, bem como de uma sala multiusos para a formação e qualificação da população desempregada e dos jovens, incentivando a dinamização da prática agrícola, como actividade de e com futuro.
As produções que se obtêm desta estrutura, têm sido escoadas para a Entidades parceiras locais, nomeadamente as IPSS, estando igualmente disponíveis para o público em geral.
A divulgação dos produtos disponíveis para aquisição são semanalmente publicitados na página do projeto, no facebook: facebook.com/projetoraizesadiber e poderá efetuar as suas encomendas através dos contactos disponíveis.