CLDS 4G Góis Solidário I+ Inovador, Inclusivo e Impulsionador

O Projeto CLDS 4G Góis Solidário I+ Inovador, Inclusivo e Impulsionador, cuja Entidade Coordenadora Local da Parceria é a ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, encontra-se em execução no concelho de Góis desde 15 de outubro de 2021.

No decorrer deste projeto de atuação neste território, a equipa do CLDS 4G de Góis tem procurado trabalhar em prol da comunidade local, através da realização de ações dirigidas a diferentes públicos-alvo.

No eixo do Emprego, Formação e Qualificação, eixo cuja intervenção se foca no apoio e acompanhamento de pessoas que se encontrem em situação de desemprego, são realizadas sessões individuais e coletivas, de acordo com as características e necessidades de cada beneficiário, nomeadamente através do apoio na construção de currículos e cartas de apresentação; inscrição no Iefponline; encaminhamento para ofertas de formação, emprego ou programas de apoio à criação do próprio emprego e no esclarecimento de dúvidas. Para além disto, também se tem procurado fortalecer a autoestima e as capacidades pessoais dos beneficiários, elementos fundamentais para a adoção de uma postura ativa na procura de emprego.

Ainda neste eixo de intervenção, a Equipa do CLDS 4G de Góis promoveu, em parceria com o Município de Góis, a VIII Feira de Emprego e Formação Profissional, em 2022, que integrou dois workshops para públicos-alvo distintos – alunos do 8º e 9º ano e população em situação de desemprego e, em 2023, irá promover a IX Feira de Emprego e Formação Profissional.

Relativamente à execução das atividades integrantes do eixo da Intervenção Familiar e Parental, Preventiva da Pobreza Infantil, foram dinamizadas sessões dirigidas a crianças ou pais/encarregados de educação, nas quais se abordaram diferentes temáticas, como o reconhecimento e gestão emocional, a proteção do meio ambiente e a importância de brincar no fortalecimento das relações intrafamiliares. Estas sessões tiveram como objetivo a promoção das competências pessoais, sociais e parentais dos participantes.

Ainda no âmbito deste eixo, encontram-se a ser dinamizados dois Ateliers de artes performativas, com periodicidade semanal, abrangendo os alunos das freguesias de Góis/ V. N. Ceira e Alvares. As crianças têm a oportunidade de exibir as suas performances, aprendidas ao longo dos ateliers, nos Festivais Infantojuvenis. Sendo que o primeiro se realizou no mês de dezembro de 2022 e em 2023, prevê-se dinamizar o segundo festival.

No âmbito do eixo da Promoção do Envelhecimento Ativo e Apoio à População Idosa, que tal como a designação indica, trata-se de um eixo cuja intervenção é dirigida a pessoas residentes no concelho de Góis com idade superior a 65 anos, a Equipa do CLDS 4G de Góis tem vindo a promover encontros intergeracionais em diversas localidades do Concelho, proporcionando atividades novas e dinâmicas à comunidade como a Yoga do Riso, a Biodanza, Ateliers de Pintura e Jogos Tradicionais. Até ao final do projeto serão realizadas diversas visitas temáticas, que são atividades em que existe muita adesão e que o feedback da população sénior é muito positivo.

As Oficinas de Participação e Cidadania são outra atividade que tem sido desenvolvida ao longo deste primeiro ano de execução do projeto e na qual a população se tem demonstrado bastante participativa. Neste momento, existem quatro Oficinas (Artes Plásticas, Atividade Física, Informática e Entretenimento) a decorrerem em cinco localidades distintas (Góis, Vila Nova do Ceira, Cortes, Alvares e Cabreira).

Paralelamente, a equipa do CLDS 4G realiza visitas domiciliárias e celebra os aniversários de pessoas idosas em situação de isolamento social/geográfico, no sentido de proporcionar à população idosa um momento de convívio e um sentimento de valorização. Desta forma, a equipa técnica pretende contribuir para o combate à solidão e ao isolamento social e geográfico.

Por último, no eixo da Capacitação e Desenvolvimento Comunitários, o CLDS 4G de Góis estabeleceu parcerias, com vista à dinamização de diversos workshops dirigidos a associações concelhias e à comunidade em geral com interesse na temática do Associativismo, procurando apoiar e potenciar o funcionamento e dinâmica das associações e grupos concelhios. 

A par destas ações, e em parceria com o Município de Góis, encontra-se em processo de execução um Guia de apoio no acesso a serviços públicos de utilidade pública, que integrará informações sobre os serviços existentes no Concelho.

As atividades que têm vindo a ser dinamizadas no âmbito do Plano de Ação do CLDS 4G de Góis têm suscitado o interesse da população residente, a qual tem participado ativamente nas ações realizadas até ao momento, sendo que, até ao momento, já participaram nestas ações mais de 877 pessoas (destinatários diretos e indiretos) residentes no concelho de Góis.

Equipa Técnica:

Márcia João (Coordenadora Técnica)

Mafalda Rosa (Técnica de Animação Socioeducativa)

Maria Rita Carvalho (Assistente Social)

  • Aumentar os níveis de coesão social dos concelho objeto de intervenção, dinamizando a alteração da situação socioterritorial;
  • Concentrar a intervenção nos grupos populacionais que em cada território evidenciam fragilidades mais significativas, promovendo a mudança na situação das pessoas tendo em conta os seus fatores de vulnerabilidade;
  • Potenciar a congregação de esforços entre o setor público e o privado na promoção e execução dos projetos, através da mobilização de atores locais com diferentes proveniências;
  • Fortalecer a ligação entre as intervenções a desenvolver e os diferentes instrumentos de planeamento existentes de dimensão municipal.

Próximas Ações a desenvolver

Poderão ser consultados vários recursos desenvolvidos no âmbito do Projeto.

Folheto Projeto

Contactos

Márcia João
Mafalda Rosa
Rita Carvalho

235 772 538
912 173 205

clds4ggois@adiber.pt