Capacitação Imigrante – CI

Capacitação Imigrante – CI, inserido no PEI, é um projeto aprovado no âmbito do FAMI – Fundo Asilo, Migração e Integração e tem como objetivo reforçar a integração e inclusão de novos nacionais, através da realização de ações que promovam a educação/formação sobre processos de empreendedorismo, implementando mecanismos facilitadores do autoemprego destas pessoas e da criação de pequenos negócios.

O PEI – Projeto Promoção do Empreendedorismo Imigrante pretende fomentar o empreendedorismo junto das comunidades imigrantes, através do apoio à estruturação e acompanhamento de projetos de negócios.

A ADIBER irá realizar no dia 4 de Setembro, pelas 14 horas, no Centro Empresarial e Tecnológico de Arganil, a primeira sessão de informação sobre as ações de capacitação para a criação de novos negócios promovidos por imigrantes.

Cidadãos Imigrantes de Países Terceiros (não pertencentes à União Europeia) que pretendam estruturar uma ideia de negócio, com vista à sua implementação.

  • Promover a criação de negócios e forma sustentada;
  • Fomentar o empreendedorismo de base local, assente na valorização do potencial endógeno do Território;
  • Desenvolver uma atitude empreendedora perante a vida, promovendo a auto-estima e a confiança em si próprio;
  • Desenvolver competências pessoais, sociais e de gestão empresarial fundamentais para a criação de um negócio;
  • Facilitar a ligação entre os potenciais empreendedores e os programas de apoio ao empreendedorismo já existentes e levados a cabo por diversas entidades;
  • Estimular a integração de novos residentes;
  • Disseminar informação sobre os programas de incentivo à dinamização das economias locais.

 

Fase 1 – Ação de Capacitação “Apoio à Criação de Negócios”

Duração de 30 horas, desenvolvida ao longo de dez semanas (10 sessões coletivas). Esta ação irá permitir orientar o participante na estruturação de uma ideia de negócio e no desenvolvimento de competências empreendedoras.

No final  poderão ser emitidos dois documentos:

– Certificado de Frequência (CF) que atesta a presença (cumulativa) em pelo menos sete sessões coletivas e duas sessões individuais;

– Carta de Recomendação (CR) que incide sobre a maturidade da ideia de negócio. Este documento atesta que o projeto de negócio em causa reúne condições para poder vir a tornar-se um negócio viável, sendo recomendado o seu desenvolvimento.

 

Fase 2 – Consultoria

Duração de 32 horas (8 sessões individuais por marcação).

É destinada aos participantes cuja ideia de negócio demonstra reunir condições para se tornar viável, nomeadamente os participantes que receberam a Carta de Recomendação (CR).

Este apoio tem como objetivos:

– Reestruturar pequenos aspetos da ideia de negócio (quando tal ainda se justifica); Identificar apoios financeiros ou outros;

– Apoiar na implementação do negócio;

– Orientar na gestão do negócio entretanto formalizado.

As reuniões de consultoria realizam-se em momento posterior ao curso e são individuais, serão dinamizadas pela formadora e efetuam-se mediante solicitação do empreendedor, tendo em conta necessidades específicas.

  • Data de realização da ação: 28 de Setembro a 7 de Dezembro
  • Horário: a definir
  • Local: sede da ADIBER, em Góis

Guia para a Integração

Este Guia surgiu no âmbito do Projeto Capacitar para Integrar, financiado pelo FEINPT – Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Paises Terceiros e foi elaborado por 14 entidades do Concelho de Góis, parceiras numa ação desenvolvida pela ADIBER dirigida aos Técnicos das várias estruturas locais que prestam apoio direto aos imigrantes.

Ver Guia para a integração

Contactos

Eunice Saraiva
Sandrina Alves

235 772 538
912 173 205

epat@adiber.pt